Cordoaria, no centro do Porto.

Depois de um loooooongo periodo off, eis que esse blog resurge das cinzas pra dar algumas dicas do que fazer no Porto!

Muita gente me pede dicas de quantos dias passar lá, quais os melhores lugares para se hospedar, enfim, coisas básicas que queremos saber quando planejamos uma viagem. Pra condensar tudo isso em um lugar só, resolvi publicar 2 emails que sempre enviamos aos amigos/conhecidos/desconhecidos que nos pedem essas dicas.

Na primeira parte, falo dos lugares que você não pode deixar de visitar. O Porto é uma cidade pequena e charmosa, onde a parte antiga se mistura com a nova, onde construções de design se misturam com prédios de séculos. Onde a cultura portuguesa está tão enraizada. Onde as pessoas são simpáticas e acolhedoras. Essa é a cidade que morei durante um ano e que guardo no coração. Por isso: aproveitem!

Primeira parte:

Onde se hospedar: Uma das dicas que sempre dou é o Hotel Tryp, que fica na Praça da Batalha, bem no centro. Outro que fica muito bem localizado, na zona de Aliados, é o Pão de Açucar. No entanto, o melhor que vc pode fazer é acessar esse link no site Viaje na Viagem, onde o querido Ricardo Freire e sua equipe compilaram  todas as dicas de hospedagem lá. Assim vc pode ver qual a melhor opção custo/benefício, adequada à sua viagem.

O ideal é que vc fique hospedado nessa zona no centro, da Praça da Batalha (metro estação Bolhão) ou na zona de Aliados (estação Aliados ou Trindade), que é o centrão! Lá vc faz praticamente tudo a pé e, se precisar, tem 3 estações de metrô pelas imediações que provavelmene usará quando for pra parte nova da cidade. Estando em Aliados, vc pode tirar um dia pra passear por ali, ir na Ribeira, queé onde tem uma das vistas mais lindas da cidade. Do outro lado da Ponte Dom Luis está Vla Nova de Gaia, onde ficam as caves de vinho do Porto. Tem váaaarias, mas só conheci a Croft, que é uma das que vc não paga pra entrar. Mas se vc curtir esse passeio pode aproveitar e entrar  em 2, 3…

Ribeira, um dos cartões postais do Porto.

Bom, o gostoso da Ribeira é vc entrar num dos restaurantes de lá e comer uma boa comida portuguesa, com um bom vinho, e ver o pôr do sol lá mesmo, tomando um vinhozinho do Porto.

Final de tarde, pôr-do-sol e vinho do Porto: programação perfeita.

Em outro dia, pode ir pro Palácio de Cristal. Você vai pegar um metrô pra estação CASA DA MÚSICA e vai visitar o espaço que é lindo, super moderno e considerado um dos melhores espaços de shows da Europa. De lá, podes ir andando ou de ônibus pro Palácio de Cristal, um lugar que tem um jardim lindo.

Palácio de Cristal

Lá tem umas exposições na biblioteca às vezes, mas o espaço em si já é lindo e vais ter uma vista do Porto incrível. Se der tempo, no mesmo dia vc vai pra Fundaçao Serralves (só chega de ônibus) que é um museu de arte moderna e que tem um jardim maravilhoso! Melhor época: outono fica tudo amarelinho.

O Douro visto do alto do Palácio de Cristal. Uma das minhas vistas preferidas.

Outra dica de museu no Porto é o Soares dos Reis (que fica proximo ao Palácio de Cristal, com exposições de artistas portugueses, além de várias esculturas históricas. E aproveita o dia pra passear pelas redondezas de Aliados. Pode as ladeiras, entrar nas ruelas, ver as construções antigas. Vai à Praça da Batalha e na Via Santa Catarina, onde tem o famoso Café Majestick (caríssimo, mas é suuuuper antigo e vale ir pelo menos tirar as fotos. Lembra bastante a Colombo do Rio de Janeiro).

À noite, ali mesmo na região de Aliados, tem a Galeria de Paris, uma rua com vários barzinhos bonitinhos e onde tem um de mesmo nome, onde rola um jantar até 23h, se não me engano, depois vira barzinho. E milhares de outros barzinhos por ali.

A minha região preferida é a da Rua Galeria de Paris onde tem um bar/restaurante com o mesmo nome, com decoração charmosa e comida gostosa. Depois da hora do jantar, vira um bar com música. Outra dica é a região do Piolho, famoso na região por ser o local dos universitários, já que fica ao lado da Reitoria da Universidade do Porto. Na época do verão, as mesinhas do lado de fora são famosas e o lugar fica cheio. Na verdade, os dois ficam na mesma região, são vizinhos quase. O bom é ficar circulando por essa zona, até Cedofeita.

Outras dicas:

- Casa de Ló, muito legal. É um espaço excelente pra tomar vinho e escutar música boa. É na região de Cedofeita, uma das minhas preferidas do Porto.

- Candelabro, um bar muito legal, muita gente interessante. Boa música e bom pra tomar vinho (a taça de um bom vinho é de 1,50 euros a 3). É pertinho do Casa de Ló, se for em um, vá em outro também.

Antes de viajar, visite o site O Porto Cool.  É um site-guia bem atual, com bares, restaurantes, lojas, etc.

Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui na caixa de comentários!

E se tiver curiosidade de ver mais fotos do Porto, sempre tem aqui!

About these ads