O charmoso Carmo

Texto e fotos por Denise Mustafa (www.flickr.com/denisemustafa)

Ano passado percorri o Pelourinho atrás de locações pra um catálogo de fotos de moda. O tema era Carmen Miranda, o que nos fez, eu e a produtora de moda, fuçar todos os cantinhos da região do Carmo, uma das mais bonitas de lá (que foi até palco de desfile de moda, na mesma época).

Pois bem. Descobrimos lugares fantáaasticos! Hotéis com estilos super diferentes e lindos! Alguns inspirados em designs europeus, outros na cultura nordestina, outros com estilo baiano..

Conseguimos entrar em 2 lindas:

Hotel Aram Yami

Onde fica:  Rua Direita de Santo Antônio, nº 132

O dono é um espanhol, de Barcelona. Foi inspirado no design moderno espanhol. O legal é que ele aproveitou algumas coisas que tinham na casa colonial. Por exemplo: no lugar onde fica o banheiro do hotel era capelinha. Ele adaptou, fez um banheiro, mas fica tocando música de meditação e dentro tem imagens de santos e budas. Uma graça! Fora que a piscina do hotel (logo na primeira página do site dá pra ver) é de frente pro mar! Deve ser uma delícia!

Entre no banheiro e.... reze!

O moderno e o antigo, juntos!

Pousada des Arts

Onde fica: Rua Direita de Santo Antônio, nº 90

Foi uma das primeiras pousadas “estilosas” do Pelourinho. Os proprietários são donos, também, da Pousada das Flores.

A fachada colorida da Pousada Des Arts

Linda por dentro

Outras que eu não consegui fotografar, mas que valem a visita no site:

Pousada das Flores

Onde fica: Rua Direita de Santo Antônio, nº 442

Pousada Villa Carmo

Onde fica: Rua do Carmo, nº 58

Hotel Pestana Convento do Carmo

Onde fica: Rua do Carmo, nº 1

Antigo Convento, agora é um dos hotéis mais luxuosos de Salvador.

Alguns desses hotéis e pousadas possuem apenas 3 ou 4 quartos (por isso, também, que as tarifas são mais caras, podendo variar de 150,00 a 400,00 reais, a diária, em baixa estação, ou mais do que isso, no caso do Convento do Carmo). Mas pra quem quer estar no centro histórico de Salvador e, melhor ainda, no Carmo, que é tida como a melhor área do Pelourinho, vale a pena. Fora que a vista de alguns dá pro mar.

Curiosidade: Durante a nossa procura por locação, descobrimos uma galeria de arte chamada Solar Santo Antônio (http://en.salvadorcultural.com.br/). O Solar, que pertecence a um francês, o sr. Dimitri, já foi locação de fotos de moda pra revista Vogue inglesa, por exemplo. É belíssimo! Tem mais de 2000 peças de obras de arte local. Só passar em frente da casa já vale a pena. O prédio é uma antiga construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN – Min. da Cultura) e é considerado uma casa-museu, além de galeria de arte. Pena que o local não é tão divulgado turisticamente. Mas, se vc tiver passeando pelo Carmo, passe lá e se encante, como eu.

Solar Santo Antônio

Tchauzinho..🙂