Ivan Lins no Festival, em 2008

Texto e fotos por Denise Mustafa (www.flickr.com/denisemustafa)

Há 11 anos as ruas da singela e gostosa cidade de Guaramiranga, que fica a 104km de Fortaleza, se enchem de uma musicalidade diferente. A idéia, que de início parecia inusitada, acabou por transformar-se parte do roteiro de carnaval do Ceará, um estado que, até então, só era conhecido como a terra do forró e das praias bonitas. Isso tudo é fruto de um pessoal que resolveu apostar na idéia e obteve sucesso com o Festival de Jazz & Blues.

Nomes de prestígio como João Donato, Leni Andrade, Danilo Caymmi, o francês Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Badi Assad, entre tantos outros, já passaram pelos palcos do Teatro Rachel de Queiroz, na pequena cidade serrana de Guaramiranga, localizada na Serra de Baturité, interior do Ceará. O clima, bem diferente do calorzão que sentimos no restante do estado, é propício para um vinhozinho, e uma boa música, o que faz lotar a cidade, ano após ano.

Danilo Caymmi, cantando músicas lindas do pai, Dorival Caymmi

Esse ano a programação já inclui Magic Sin, Túlio Mourão e Nonato Luiz, Robertinho Silva, UAKTI, Paula Tesser e Chico Pinheiro, entre outros. Durante a tarde também é possível ver ensaios abertos ao público, além de um palco com programação gratuita.

Irmãos Aniceto no palco aberto ao público.

A cidade é super charmosa. Vários restaurantes, pousadinhas legais, pessoas de todas as idades reunidas com o propósito de curtir música boa. Vale muito a pena dar uma conferida. Além de que a Serra de Baturité é um recanto natural. Pra quem curte fazer trilha, tomar um banho de cachoeira, caminhar pela natureza, é o lugar perfeito.

Quem pretende vir ao Festival deve se planejar com tempo. As pousadas costumam ficar lotadas bem antes do carnaval. É fácil encontrar casas de aluguel em Guaramiranga ou nas cidades vizinhas, mas também é preciso planejamento.

Esse ano o Festival Jazz & Blues acontece de 13 a 16 de fevereiro em Guaramiranga. Depois, o festival desce a serra e acontece em Fortaleza de 18 a 20 de fevereiro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.

Informações sobre hotéis, pousadas e passeios, podem ser conferidos aqui e aqui.

Quer mais detalhes sobre esse carnaval diferente? A caixa de comentários tá aí pra isso! Pergunta que eu respondo! Bom carnaval!!

Todas as fotos são de minha autoria, enquanto repórter-fotográfica do jornal Diário do Nordeste.