Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, CarmemMarcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim,  a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.

Aproveitei a oportunidade, e resolvi VOLTAR com o blog! Olha que legal! Espero que eu consiga voltar com as postagens também e finalmente terminar meu diário de viagem (shame on me). Bom, então vamos lá:

Minha segunda casa: Porto (Portugal)

Morando 1 ano em Portugal, pude vivenciar um ano de passagens a preços MUITO bacanas! Principalmente no Porto, de onde saem várias companhias aéreas de baixo custo, como Ryan air e Easy Jet. Sendo assim, além da big trip (que é a do Diário de Viagem que eu jamais terminei) que fiz no final da moradia em Portugal, fiz algumas viagens durante os finais de semana para alguns lugares bacanas. Morando em Portugal consegui viajar bastante de trem e ônibus, principalmente por ser um país pequeno, dá pra chegar rapidinho nos destinos. Vou focar nesse 1 ano fora, tá?

* Alguns lugares você pode ver o post aqui no blog. Outros eu juro que vou tentar escrever um dia. E fotos, você sempre pode ver aqui!

Cidades que voltaria SEMPRE:

Sacre-coeur, um dos meus lugares favoritos em Paris.

– Berlim (Alemanha) – uma das minhas preferidas. Passei pouquinho tempo, mas me conquistou demais. Morri de vontade de ficar 1 mês por lá (NO VERÃO).

– Amsterdã (Holanda) – mesma observação acima. Ficaria 1 mês lá, sem dúvida.

– Paris – Duas visitas e não conheço NEM METADE. Dispensa comentários

Roma (Itália) – Voltaria SÓ PRA COMER. #estoubrincando.

Florença (Itália) – Que lugar lindo e recheado de história. Passei 1 semanita lá e não deu pra acabar com a vontade de ir mais vezes!

– Lisboa (Portugal) – É encantadora. Vale ir SEMPRE pra comer um bom pastel de belém na Confeitaria Antiga, e pra ver a cidade do alto do Castelo de São Jorge.

– Porto (Portugal) – Porque é linda e pq é minha segunda casa e minha cidade do coração. E porque ver o pôr-do-sol no Cais da Ribeira, com uma tacinha de vinho do Porto, é uma das melhores coisas pra se fazer na vida.

– Barcelona (Espanha) – já fui 3x e voltaria uma quarta, uma quinta…

– Madrid (Espanha) – amo Madrid. É onde você sente a Espanha de verdade.

– Toledo (Espanha) – é minúscula. Mas é medieval, e eu acho lindo cidade medieval. Então as próximas duas vão no mesmo barco e voltaria sempre, principalmente pra fotografar.

– Volterra (Itália) – Ponto mais alto da Toscana.

Siena (Itália) – Mesma coisa de Toledo e Volterra. Ainda quero ver o Palio de Siena!

Tenerife (Ilhas Canárias – Espanha) – Um lugar que me surpreendeu. É lindo! De um lado, o El Teide. De outro, praia. Morro de vontade de voltar e conhecer outras ilhas.

✿Lugares “viu-tá-visto”:

Vigo, na Galícia: vale uma visita. E só!

– Vigo (Espanha) – fica na Galícia, norte da Espanha. Passamos um reveillon por lá. É uma cidade bonita, mas sem muitos atrativos. Uma ida de 1 dia já resolve;

– Fátima (Portugal) – Não sou religiosa, então a visita, pra mim, foi mais pelo contexto histórico e pelas imagens do que pela cidade em si. (Tem post sobre Fátima aqui no blog!)

– Coimbra (Portugal) – Também é uma gracinha, vale a visita.

– Aveiro (Portugal) – É a Veneza portuguesa. Vale ir uma vez conhecer.

– Guimarães (Portugal) – É linda também, mesma coisa das últimas de cima.

Viareggio (Itália) – Fiquei um pouco decepcionada. Fui no pico do verão, morrendo de calor, desesperada por um banho de mar, e a praia era TODA privada. Um tantinho só, minúsculo, perto das pedras, era liberada pra quem não queria pagar 15 euros por uma cadeira. Ou seja…

– Pisa (Itália) – Gente, só tem a torre. Vale a visita, porque é um CHOQUE ver aquele prédio quase caindo, mas é só isso. Fui quando estava voltando de Florença. Como o aeroporto era lá, cheguei um pouco mais cedo, vi a torre e fui pro aeroporto.

– Toulouse (França) – É linda. Cidade universitária. Fiquei 1 semana e andei muito de bicicleta, no verão. Delícia. Mas uma visita já vale. Da próxima vez vou visitar outra cidade.

Nem sei se lembrei de tudo, gente. Mas acho que dá pra ter uma idéia, né?

E vamos ter FÉ que eu vou voltar com o blog. rs!

Adorei ter participado. Vejam abaixo a lista dos blogs que também estão participando da Blogagem Coletiva!

Abrinco o Bico (a lista da Carina Ditrich)

Abrindo o Bico (a lista da Lena Máximo)

Abrindo o Bico (a lista da Marcie Pellicano)

Aprendiz de Viajante (a lista da Claudia Beatriz)

Básico e Necessário (a lista da Helô Righetto)

Big Trip (a lista da Paula Bicudo)

Boa Viagem.org (a lista do Luiz Jr.)

Cadernos da Tia Helô (a lista da Kaká)

Colagem (a lista da Luciana Misura)

Cozinheiros de Primeira Viagem (a lista do Fred Marvila)

Cozinheiros de Primeira Viagem (a lista da Natalie Marvila)

Cozinheiros de Primeira Viagem (a lista da Sylvia Lemos)

De volta outra vez (a lista do Alex Melo)

De uns tempos pra cá (a lista da Carmem Silvia)

Dicas e roteiros de viagens (a lista da Carolmay)

Donde ando por aí (a lista da Clarissa Donda)

Dri Everywhere (a lista da Adriana Miller)

Filigrana (a lista da Majô Soares)

Flashes por Si (a lista da Simone)

Guardando memórias (a lista da Celinha)

Inquietos (a lista da Priscila e do Vinicius)

J.R. Viajando (a lista do Júnior)

Mala de Rodinha e Nécessaire (a lista da Celina)

MauOscar (a lista do Oscar Risch)

Mikix (a lista da Mirella Mathiessen)

Olhando o Mundo (a lista da Denise Mustafa)

O que eu fiz nas férias (a lista do Gabe Britto)

Pelo mundo (a lista da Mari Campos)

Psiulândia (a lista da Ana Maria)

Rosmarino e outros temperos (a lista da Lu Bettenson)

Sambalelê (a lista da Sambalelê)

Turomaquia (a lista da Carlinha Z.)

Turomaquia (a lista da Patricia de Camargo)

Uma Malla pelo Mundo (a lista da Lucia Malla)

Viagem pelo Mundo (a lista da Deise de Oliveira)

Viaggiando (a lista da Camila Navarro)

Viajar e Pensar (a lista do Gustavo Belli)