Basílica de Fátima

Texto e fotos por Denise Mustafa (www.flickr.com/denisemustafa)

Não, eu não sou católica. Nem pratico religião nenhuma. Mas sou devota de Nossa Senhora, porque acho que as mulheres podem tudo! E, claro, morando em Portugal não poderia deixar de ir no Santuário da cidade de Fátima onde a magia e a energia do divino e do milagre tomam conta da cidade e a fazem ser diferente das outras.

Saimos de carro, de manhã cedinho, do Porto. A viagem dura, aproximadamente, 2h (197 Km), passando por outros lugares bacanas como Coimbra, por exemplo, a cidade universitária.

A cidade de Fátima, em si, não tem nada além do turismo religioso. Já na entrada podemos ver uma escultura aos 3 pastorinhos. E aí você já começa a entender como tudo surgiu.

Essa história começou quando 3 crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta (os 3 pastorinhos) começaram a ver a imagem de Nossa Senhora em diversos lugares da cidade. Reza a lenda que no dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu pra esses 3 pastorinhos, e depois voltou a aparecer sempre no mesmo dia 3, por mais 5 meses seguidos, com pedidos de oração. Não vou me estender muito na história, mas quem tiver interesse de saber é só ver aqui e aqui.

Caminho dos pastorinhos: siga aqui

A cidade, desde então, passou a ser como um museu. As casas dos pastores continuam intactas, com cama, utensílios de cozinha, entre outras coisas e, em cada lugar que Nossa Senhora ou algum anjo (sim, tem essa história dos anjos) apareceu, é conservado com frases ditas por eles escritas nas paredes. É bem interessante.

Detalhe do quarto da casa de Jacinta

No lugar onde Nossa Senhora apareceu em todos os 5 meses foi construído uma capelinha, e também continua em pé. Ao redor dele, foi construído o Santuário, onde rezam missas, fazem orientações eucarísticas, confessionário… enfim, tudo que os católicos têm direito. Inclusive, um caminho no chão, feito de um material menos desconfortável (porque confortável é impossível) para que os fiéis possam ir de joelhos e pagar suas promessas.

Capela: todos os dias missa às 12h

Promessas.

Além dessa pequena Capela, existe uma Basílica super antiga e, há pouco tempo, foi construída uma catedral moderníssima, com um espaço feito somente para o confessionário, onde os fiéis podem ir, ver a listagem de padres presentes no dia, pegar uma senha e escolher com quem quer se confessar. Moderníssimo!

Santuário de Fátima - ao fundo a Basílica

Outra curiosidade: em toda a cidade e, principalmente nos arredores do Santuário e próximo às casas dos pastorinhos, existem lojinhas onde você pode comprar TUDO-O-QUE-IMAGINAR com a imagem de Nossa Senhora (ou dos 3 pastores). Não se contente com a primeira. Você vai querer medalhas de todos os tipos e preços, imagens de N. Senhora de todos os tamanhos e materiais, terços de todo jeito… enfim, pra quem é devoto não vai faltar presente nem lembrancinha da cidade.

Detalhes das lembrancinhas..

Mais interessante: na entrada do Santuário tem um pedaço do Muro de Berlim, guardado numa cúpula de vidro, como um museu mesmo. E dentro da Basílica estão enterrados os corpos dos 3 pastores.

Dentro da Basílica

É possível assistir missa também no Santuário. Os horários mudam, de acordo com as estações do ano. É possível ver aqui  e escolher se queres assistir a missa na Capela ou na Basília e programar-se.

A multidão assiste à missa na Capela

Como chegar lá: bom, a maneira mais rápida de chegar à Fátima é de carro. Mas caso você não esteja com carro em Portugal, é possível ir de trem (fazendo parada em Coimbra) e de ônibus. De trem, veja os horários no site da CP e de ônibus você pode ir pela Rede Expressos. Minha opinião: vá de ônibus. A parada é pertíssima do Santuário, ao contrário da estação de trem. #ficadica

E, na volta, dê uma esticadinha e pare em Coimbra… mas aí é assunto pra ooooutro dia!

Curiosidades:

– Nós fomos a Fátima com 2 padres: um português e um brasileiro (amigo da família). Foi ótimo pq eles explicaram tudo pra gente, tin-tin por tin-tin.

– Durante a missa de 12h, foram todos assistir e eu, como uma não-católica, fiquei fazendo um estudo antropológico do local e, óbvio, fotografando e prestando atenção na reação das pessoas. É realmente emocionante.

– No meio do percurso nos deparamos com um grupo de espanhóis, em excursão de jovens, rezando váaaaarias vezes Ave-maria… Só crianças e adolescentes. Bem bacana.

– Durante todo o passeio, tanto perto das casas dos pastorinhos, como nos locais tidos como sagrados e, principalmente, no Santuário de Fátima, você encontra lugares pra depositar uma vela e fazer sua fé.

Velas. Muitas velas.

– Todo dia 13 de maio é comemorado o dia de Nossa Senhora de Fátima. Dizem que o santuário fica lotadéeeerrimo!

Claro que tem mais fotos. No meu Flickr!